AGENDA


SUGESTÕES



ForumBTT

terça-feira, 27 de setembro de 2011

III Resistência BTT Sardoal 2011 (2011.09.24)

Sábado,15:00h ao invés das habituais 9:00h de domingo (estranho!) daqui a pouco é de semana e tudo ;) (mas valeu a pena, cm explico no final)


14:10h - Partida do Vale a caminho do Sardoal para a digestão do carregado almoço (massa, claro!) e afim de um aquecimentozinho para a dolorosa que se seguia.

Levantamento do dorsal rápido e eficaz na Sede do Clube onde já se encontravam bastantes amizades.

Seguidos em pelotão para o Centro Histórico da Vila, onde estava instalada a zona de meta, abastecimentos e toda a animação da prova, eis que às 15:00h em ponto, José Tereso dá a partida, largada, fugida... Desta vez não nos secou lá (tlvz por ñ estar a chover, ñ tinha tanta graça, hehee)

Seguindo pelas ruas estreitas da Vila em empedrado ao jeito de um downtown em direcção à terra, após uma parte rolante eis que entravamos no famoso single da "Casa do Arco" (sinalização insuficiente na cortada à esq. para o single embora o ritmo do estradão tb ñ ajudasse muito à mudança de direcção naquele local) ao que se segue logo a 1ª e maravilhosa picada, mas rápida.

Atravessando uma parte de alcatrão junto do parque de merendas, à entrada da Vila, voltavamos à terra para mais uns loopings na montanha russa (MR). Cruzando novamente passagem de alcatrão, eis que vinha talvez a subida mais longa do circuito com uma parte em terra consideravelmente inclinada e a finalizar, já no interior do bairro, continuava em ascenção já em alcatrão.

Seguiasse um trackzinho que parecia ter sido aberto para o efeito e entravamos já na parte de descompressão do circuito bastante rolante e por fim sempre a descer até à emblemática Calçada que dava acesso à zona de meta!

Foram 8 voltas, em cerca de 2:45h porque as pernas não permitiram cumprir mais uma voltinha de MR (tlvz por má gestão de esforço, tb já habitual, embora eu julge q será + falta de sofrimento nos treinos, hehee)

Circuito bastante bem escolhido, trilhos globalmente bem marcados, passagens de alcatrão bem controladas pelas autoridades, zona de abastecimento optima (embora só a tenha descoberto à passagem da 4ª volta qd já tinha entrado em desgaste) e por fim a animação da malta na zona de chegada bastante positiva para incentivar os atletas a + uma dose de sofrimento!

Jantar 5 estrelas, na Sede do Clube, num ambiente quase caseiro onde a malta pode confraternizar e onde ainda reencontrei uma amizade que conheci numa outra prova de Resistência em Carvide/Leiria e que era dos últimos que contava encontrar por estas bandas. Ainda assim, valeu-lhe a deslocação pois ainda foi ao podio, premiado com o 3º lugar do escalão C, Carlos Santos.

Sinceros Parabéns aos amigos do Grupo BTT Sardoal pela excelente tarde de boa disposição proporcionada, pela jantarada e pela animação da noite, sem dúvida um trio certeiro. Assim, deixo o apelo para que continuem sempre a enquadrar esta prova nas festas do Município, porque sem dúvida, é uma mais-valia para ambos os eventos!

domingo, 18 de setembro de 2011

II Maratona Fôjo-Zybex "No Trilho do Lobo" - Rossio - Abrantes (2011.09.18)

Amigos Zyberianos fazem juz ao nome e apresentam uma prova d'outro Mundo...



Simplesmente magnifica esta manhã pelos "Trilhos do Lobo".

FÔJO-ZYBEX BTT TEAM está de parabéns pelo elevado nivel de organização conseguido para a quantidade de atletas reunido sem que nada de maior falhasse!

8:40h Chega a nuvem dos Branquinhos do Pedal à recta da meta no Aquapolis Sul (de notar que se confirmaram as previsões e o prémio de equipa + numerosa foi mm pra Chainça com 24 branquinhos activos nos pedais pelos trilhos do Lobo!). Efectuado o controlo 0, toca de confraternizar com a malta amiga, pois este é sempre um momento de encontro de viciados :)

Partida a horas, 9:00h em ponto até à saída do Fôjo, em fila atrás do carro de apoio, daí pra frente foi partir pedra (q era muita!)

1º premio de montanha na passagem do alcatrão em direcção ao Salvadorinho já após termos arrefecido os motores na passagem da ribeira no milheiral. Seguem-se trilhos bastante rolantes, onde quem conseguisse arranjar grupinho para puxar seguia com medias bastantes boas. Bastantes singles também, rápidos e não muito sinuosos, prova toda ela bastante bem marcada com fitas até perder de vista (p/ os amigos do alheio desta vez tiveram a tarefa dificultada se é q tentaram alterar as marcações :) ) Apenas as setas eram um pouco pequenas e escuras (pormenor a melhorar) Zona bastante bem efeitada (julgo q algures perto das Bicas) com umas fitas das festas, papel higienico e um slogan bastante original e muito positivo p/ descontrair a malta! Passagens de alcatrão bem sinalizadas e acompanhadas por elementos da prova, zonas de abastecimento pareceram-me poucas para o que estava inicialmente previsto, ou então o sofrimento era tal que já pedia água de 5 em 5km! Balneários bons, almoço muito apetitoso, quantidade à vontade do freguês, acompanhado pela Banda da Sociedade de Instrução Musical Rossiense que foi um privilégio q ñ se tem todos os dias. Prémios pelo que soube bastante originais também, fazendo alusão a um produto da terra e de um dos patrocinios, a cortiça. Para os que não receberam prémios de classificação houve ainda dezenas de brindes sorteados, onde ainda me calhou uma latinha de óleo Lançar (parece q adivinhavam vç's q a minha estava de restos, obg!).

Apenas de salientar um ponto menos favorável, mas que atribuo mais ao papel da autarquia do que propriamente à organização e que tem vindo a repetir-se em várias provas. O BTT começa já a ser uma modalidade bastante seguida a nivel nacional e com um nº de adeptos cada vez maior, com isto também a sua notoriedade cresce e o mediatismo se eleva. Como tal, deveria ser maior a sua divulgação, não apenas por quem está no meio (muitas vezes dirigido apenas para quem também pertence ao meio) mas também para todos os restantes e potenciais admiradores da região, abrindo assim o evento à cidade e suas freguesias e não se restringindo apenas aos praticantes e acompanhantes. Deixo esta nota, principalmente, porque durante a manhã houve diversas pessoas que questionaram o que é que se tinha passado ali na margem do Tejo. Ora, isto é revelador de um potencial perdido da dinâmica que as infra-estruturas que temos podem gerar (e somos nós que as vamos pagar, não os Madeirenses ;) ) e no pior dos cenários poderá vir ainda a contribuir também, de futuro, para um factor de desinteresse e desmotivação dos próprios atletas.

Cada vez mais a ligação deste tipo de eventos a causas maiores é uma realidade. Aqui os Zyberianos a mostrarem-se + colados à nossa realidade e a surpreenderem com a iniciativa de apoio prestado à pequena Inês pela recolha de tampinhas que fizeram um volume inacreditável (e eu a pensar que ia fazer grande figura com um saco que junto já há largos meses! )

Mais uma vez estão de parabéns e obrigado por + uma excelente manhã proporcionada, pela descoberta dos novos trilhos ali praquelas bandas q ainda eram virgens para mim e que adorei e cm ñ podia deixar de ser, pelo belo do empeno também!



Abraço e boas pedaladas!

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

3ª Rota Histórica de Mêda - Campenato Nacional de XCM 2011 - Meda (2011.09.11)

Campeonato Nacional 2011 com novas revelações!





Antes de mais, sinceros Parabéns aos sagrados Campeões Nacionais, bem como também aos restantes medalhados pela recompensa do esforço de trabalho árduo desenvolvido ao longo do ano. Embora não se decida o ano apenas neste dia e neste resultado, mas não deixa de ser uma das etapas mais importantes da época!

Sábado, 21h chegados à cidade de Meda, eis que temos de nos deslocar para Vila Nova de Foz Côa (25km) para jantar, pois os restaurantes locais que se encontravam abertos estavam abarrotar e já sem pão!

Após uma boa sopinha de legumes seguida de uns bifinhos com arroz, voltamos a Meda onde chegamos já por volta das 23:00h para montar o Hotel! Por sorte, o Parque ainda ñ tinha encerrado, pois era a hora de fecho!

Domingo, 7:10h após banho tomado e as 1ªs necessidades do dia já satisfeitas, toca de palmear a cidade à procura de satisfazer a + elementar, peq. almoço! Durante 1h percorremos toda a cidade e não havia nenhum estabelecimento aberto para servir fosse o que fosse... Já de regresso ao Parque encontramos já um café aberto, mas a servir cafés e bagaços, pq pão ñ havia... E onde o proprietário se queixou de falta de comunicação por parte da Organização, que já na noite anterior também o teria apanhado desprevenido aquando as solicitações para jantar, fica a nota!

Bar das piscinas - 8:15h finalmente havia pão e fresco! Valeu acordar cedo, plo menos pelo jogging matinal :|

Puxar o lustro à princesa, dar-lhe um jeitinho na saia (se soubesse teria-lhe posto umas palmilhas + grossas nos sapatos) e arrancar para a zona de meta para ver as 1ª partidas, atletas Femininas.

Passados 30min, 10:00h, começam a partir os atletas Masculinos, com as classes a sairem com 5min de diferença umas das outras, ao que se seguiu a Promoção para percursos um pouco + ligeiros 35/60Km, onde eu tb figurava.

Zona inical bastante rápida, com descidas largas e rectas de punho enrolado contrastante até com uma zona serrana como esta. Afinal, o melhor estava para o fim! Após um bom desempenho de prova até cerca do km30 (metade do percurso) onde tinha até já encontrado um bom parceiro de corrida da Marrazes/Fatibike, eis que um furo me atraiçoa a vontade de continuar e nem com auxilio de malta amiga pude seguir. Infelizmente, para mim acabou cerca do km34, numa passagem de alcatrão antes de descer directo a Marialva, porventura a zona mais bonita da prova!

Fica outra nota, que alguém sugeriu e bem, neste caso e o meu não foi o único seria bom haver uma carrinha da organização em alguns pontos de passagem de alcatrão, para dar algum apoio a eventuais avarias ou até mesmo facultar transporte para a zona de meta. Acontece que ainda aproveitei para correr uns kmzinhos até que uns amigos lá da zona me ofereceram boleia e transportaram até Meda, quando fiz o percurso de carro e vi no que estava metido caso tivesse seguido a pé até suspirei de alívio!

Afinal, acabei por ver as chegadas dos novos Campeões Nacionais e seguintes medalhados, que embora não fosse o programa previsto para aquela manhã acabou por não ser mau de todo!

Mais uma etapa "mal" cumprida e cada vez mais começo a encarar a troca da princesa por uma rainha como uma realidade breve! Depois já só tenho de trocar o kit de pernas ;)

Parque de campismo com excelentes condições, não estando muito ocupado, piscinas que não tive tempo de experimentar embora tivessem um optimo aspecto que relembra que ainda é Verão! A questão do pão fresco para o domingo de manhã  ter de ser encomendado de vespera deveria ter sido melhor comunicada uma vez que no Domingo o acesso a alimentação era tão dificil e nem sei se chegou a ser entregue! Zona de meta muito bem concebida, com uma recta longa de empedrado para marcar posições, atenção à duplicação dos arcos de meta, SportZone e ao da Taça que no final dos Masculinos induziu os atletas em erro, bem como a falta de uma camara ou de comissário presentes ao lado da linha de meta, para evitar eventuais mal entendidos, como sejam uma chegada ao sprint, que embora nas Maratonas pareça ñ ser muito comum, nesta aconteceu!

Balneários bastante bons também, almoço qb, embora servido tarde e sem razão aparente para tal, porque assim que começam a haver atletas disponiveis para almoçar este deverá ser servido, nem que para mais não seja para evitar filas de espera nas horas de aperto.

Falta de lembrança ou brinde aos participantes, que pelo valor da inscrição não se compreende, ou assim esta foi compensada pelo acesso ao Parque de Campismo e este não foi gratuito, para além de nem todos terem usufruido.

A questão da comunicação da Prova a toda a cidade por forma a garantir que haja logistica suficiente para proporcionar as condições minimas a um Evento desta envergadura  é indispensável! E neste ponto não critico tanto a Organização, porque pelo que me apercebi esteve bastante bem em vários aspectos mas talvez mais a autarquia por ser uma área da sua competência. Chegou até a acontecer o caso de nos dirigirmos a uma Pensão a solicitar peq. amoço e o senhor responder, com uns modos menos apropriados "Não sirvo mais nada para ninguém, só aos meus, que estão cá! E mesmo assim... Oh Senhor, nem vale a pena pedir por favor!" Ora isto demonstra alguém, na minha óptica não com má vontade, mas que está a braços com um situação imprevista e sem capacidade de resposta e perante a qual reagiu mal, pena é que os visitantes levem esta imagem para casa!

Parabéns a toda à organização do BTTMontemozinho por todo o empenho e qualidade que conseguiram imprimir a mais um evento deste nosso calendário e particularmente ao Prof. Joaquim Amândio pela sua disponibilidade e sempre boa disposição com que nos recebeu. As críticas são sempre com um carater construtivo e com vista a peq. melhorias que poderão ser implementadas em futuros eventos.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

2ª Maratona de BTT Vila de Alpiarça / #3 Prova Regional de Santarém XCM - Alpiarça (2011.09.04)

Quanto maior a expectativa, maior a desilusão!



Após digerida, aqui fica o comment da prova, mais uma vez sem fotos (o fotoshop já se está a esticar nas férias!)

Ir para uma prova sem reparar o encaixe do sapato que tinha apenas um parafuso, vitima da agressividade do fd-semana anterior, é o melhor treino para um mau resultado! Mas mesmo assim, com o encaixe largo e sempre a saltar do pedal (até ao simples gesto de põr uma mudança:) ) aquilo pro fim já estava a acamar. Eis que numa passagem de alcatrão manhoso à direita, decidi seguir em frente (até tinha um portão q tive de contornar e mm assim ñ estranhei!!!) até q dei por mim já algum tempo sem fitas nem atletas e tive de voltar pra trás, qd vejo um comboio a passar... q treta!

Percurso acessivel, muito rolante, alguma areia e apenas com uma subida mais longa já nos ultimos km's.

Muita adesão por parte dos participantes, aliás, como tem caracterizado este Regional, não só nas classes de Promoção mas também nos Federados onde alguma nata aproveita para vir fazer um treinozinho competitivo ;) E acabam também por animar a malta que os espera ansiosa por resultados!

Zona de meta muito bem escolhida, ambiente bastante agradável, grelhas de partida melhoradas em relação às anteriores e uma temperatura amiga.

Balneários 5 estrelas, com óptimas condições, deu até pra guardar a bike dentro do pavilhão durante o duche.

Almoço, para alguns sei que foi em Almeirim, espero que a sopa ñ tenha partido dentes a ninguém... Mas pelo que vi, o próximo já irá ter almoço de combibio!

Parabéns ao Trilho Perdido por mais uma excelente manhã proporcionada e obrigado ao Fernando pelas fotos!
Pesquisa personalizada